11 de agosto de 2011

Seminário prepara a 5 Semana Social Brasileira

Nos dias 10 e 11 de agosto de 2011, no Centro Cultural em Brasília, a Comissão para a Caridade, a Justiça e a Paz, realizou um seminário em preparação da 5 Semana Social Brasileira. Na saudaçao inicial, Dom Guilherme Werlang, lembrou a trajetoria das Semanas sociais como uma açao da Igreja que, nao pode restirngir sua açao apenas ao louvor, aos anjos, mas sendo ela humana deve preocupar-se com a humanidade e com a justiça. Isso ajuda também a sonhar mesmo perante uma sociedade onde a logica capitalista está preocupada mais com o lucro e nada com o futuro dos jovens. A irmã Delci Franzen e Francisco Vladimir, sob a coordenação do padre Ari Antônio dos Reis, novo secretario da comissão oito, tiveram a tarefa  de introduzir  o tema, enquanto Cesar Sansson, e o Pe. Nelito Dornelas, provocaram a assembleia para debater  o tema:  “Em busca dos sinais dos tempos, bem viver – Caminho para nova sociedade com novo Estado”. Por sua vez Maria Lucia Fattorelli, apresentou a  “Influência do atual Cenário financeiro e político internacional no processo de democratização do Estado brasileiro”.
Um passo importante no seminário, foi a reflexão sobre a metodologia que orientará os processos, as etapas  seguintes da 5ª Semana Social Brasileira. Dentro do processo que conduzirá a Semana Social Brasileira, em uma das etapas, estão a retomada e a celebração da contribuição das Semanas Sociais anteriores, ligadas às contribuições das pastorais e movimentos sociais, ao processo de construção de uma sociedade realmente democrática no Brasil, uma democracia que, segundo as mesmas Semanas, deve alcançar e transformar todas as dimensões da vida em sociedade, incluídos a economia, o Judiciário, o Estado, como também aprofundar a prática da democracia participativa, com atividades nos âmbitos local, municipal, diocesano, regional e nacional.
O processo prevê que após este momento do lançamento interno através deste seminário, haja outras etapas como o lançamento na imprensa, a divulgação através dos meios de comunicação assim como o trabalho entre as bases.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário