16 de novembro de 2011

Diocese de Roraima lança em Português o Livro "Roraima entre Profécia e Martírio





Hoje dia 16, a diocese de Roraima lançará em português o livro “Roraima – entre profecia e martírio”, do bispo emérito de Roraima, dom Aldo Mongiano. O livro é o relato da história de dom Aldo como missionário durante o período em que esteve como bispo prelado e, posteriormente, bispo diocesano.


“Não pretendo fazer a história de Roraima, mas colaborar com quem a escreverá. Escrevi o livro porque sinto certo dever de fazer isso, as não pretendo fazer nem historiografia nem autobiografia. Nossa realidade missionária foi tão original que alguém de longe poderia achá-la estranha ou errada. Neste meu escrito, há só o que eu vi, fiz, falei”, diz o trecho da introdução do livro escrita por dom Aldo Mongiano.

Segundo o bispo de Roraima, dom Roque Palosqui, o livro conta as lembranças do bispo emérito de 1975 a 1996. “O livro não é um fruto de uma pesquisa histórica, mas um relato apaixonado de um homem que viveu a alegria de seu sim missionário plenamente nas palavras da Constituição Pastoral Gaudium et Spes ‘as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração” (GS 1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário