17 de novembro de 2011

Dom Aldo Mongiano revive nas palavras e nos corações

Palavras como mansidão, humanidade, silêncio, sabedoria, acompanharam as falas de apresentação do Livro de Dom Aldo Mongiano fazendo memoria dos vinte e um anos como Bispo de Roraima. Anos difíceis, de fortes contrastes, vividos por Dom Aldo muitas vezes no silêncio, com grande paciência e com a lungimirança de quem entravê na história humana o dedo de Deus que acompanha os passos dos seus filhos e filhas. E ainda, o grande apreço a um pai que, soube ver nos leigos o futuro da Igreja cuidando de sua formação e ofecendo-lhe cursos até fora da Diocese, colocando-se em atitude de escuta e nunca fechando a porta a quem fosse ter com ele, mesmo que a pensasse diversamente e fosse seu "inimigo".

Agradecidas e cheias de comoção foram também as palavra de Jacir Sousa, liderança Macuxi que partilhou com Dom Aldo a grande caminhada dos povos indígenas de Roraima na luta para o resgate da terra, suas tradições e maneira de viver. Um homem sábio, pastor vigilante, paciente, dialogante,formador de agentes pastorais, acreditando que os leigos devem ser o sal presente nas realidades aonde os padres, as irmãs não podem e não conseguem estar, palavras, expressões que abundaram nas falas da Irmã Elisa e do Pe. Sérgio, respectivamente, Superiora e superior provincial das Missionárias e Missionários da Consolata, companheiros de jornada de Dom Aldo na labuta da missão em Roraima.
Mas o que agora falta fazer é realmente mergulhar nas memorias de Dom Aldo através do Livro: Roraima entre profecia e martírio. Ai talvez cada um de nós, mesmo quem conhece e conversou com Dom Aldo, poderá encontrar e descobrir uma faceta inedita  do autor que, apesar dos apesares, passou vinte e um anos em Roraima ao lado dos pobres, entre eles os povos indigenas, os agricultores da agricultura familiar e naturalmente os exclusos das periferias da cidade. Faazemos votos que este livro sirva para renovar o pensamento e o coraçao de muitas pessoas que ainda precisam caminhar muito para ter um Roraima melhor.

Pe. Gianfranco Graziola



Um comentário:

  1. Moro em Campo Grande - MS, gostaria de comprar um exemplar do livro, é possível?
    Conheci D Aldo assim: tenho até hoje uma carta resposta de um pedido que lhe fiz em 1981, recém formada enfermeira, pela UFRJ, me aceitando com missionária leiga, mas por motivo familiar não pude confirmar e afirmar o compromisso de direcionar minha profissão para tão almejado fim.Aguardo contato! Paz!

    ResponderExcluir