20 de agosto de 2012

DIOCESE CELEBRA CINQUENTA ANOS DO CONCÍLIO VATICANO II COM ESTUDO SOBRE A "LUMEN GENTIUM"

Nos dias 15, 16 e 17 a Diocese de Roraima tem realizado o tradicional encontro de formação, este ano encentrado sobre a Constituição Dogmatica "Lumen Gentium" com o intuito de celebrar os cinquenta anos do Concílio Vaticano II. O evento teve dois momentos, um durante o dia, sobretudo para missionários e missionárias e agentes pastorais e o segundo a noite para quantos eram impossibilitados a participar ao longo do dia. Para assessorar o estudo foi convidado o professor do Instituto de Teologia Pastoral de Manaus - ITEPS Gianangelo Montanati. Feito de fala, de partilha em grupo, o momento proporcionado a todos os cristãos de Roraima foi uma oportunidade para aprofundar o sentido de Igreja e crescer na comunhão e na compreensão de seu mistério e essência para o momento presente. O estudo foi também a oportunidade para muitos que não viveram a época do Vaticano II conhecer e entrar em sintonia com a historia e a verdadeira revolução que o Concílio trouxe dentro da Igreja e a sua relação com o mundo e suas transformações. O momento de estudo foi também oportunidade para avaliar nossa caminhada atual de Igreja e procurar enxergar os desafios que até hoje a realidade coloca para nós devido ao surgimento de diferentes olhares dentro dela e no mundo cristão.
Por muitos foi também uma oportunidade para reavivar o empenho de estudo e de aprofundamento de todo um movimento que foi o Concilio Vaticano II e o que isso constitui, naturalmente com os evento de Medellin, Puebla, São Domingos e Aparecida uma fonte de constante renovação e adesão sincera ao projeto do Reino de Deus. Os votos é que possamos continuar vivendo a dimensão profetica que o recente encontro de Santarém pediu fazendo assim que cada vez mais possamos ter uma Igreja com rosto amazonico e isso só se dá na medida que a fé mergulha na riqueza das tradições, da cultura, da espiritualidade de seus povos, saindo do formalismo e do proselitismo para se tornar expressão de vida.

A todos os votos de um fecundo caminho de conversão e renovação que o Espírito continua proporcionando a todos e cada um de nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário